segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ciúme - O Destruidor de Relacionamentos


Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Mas havendo Profecias desaparecerá."




As vezes, sem que possamos perceber, cresce no nosso interior, um sentimento carregado de rivalidade e insegurança, chamado ciúme. Isto oprime a harmonia e a saúde de nossos relacionamentos.
O ciúme é um sentimento que nos faz sentir incomodados com certas situações que anteriormente eram insignificantes, como, por exemplo, a nova amizade de uma pessoa que amamos, o reconhecimento de habilidades de pessoas próximas em determinada função, a troca de carinho estre namorados etc.
Uma insatisfação, aparentemente sem motivos, toma conta da pessoa que acredita estar perdendo a atenção e o carinho ou supõe não ter as mesmas chances que seu irmão, parente ou colega.
Quando o ciúme toca os relacionamentos, qualquer coisa poderá ser motivo para alimentar um espírito de competição e de disputa. Com isso, a pessoa que era dócil, compreensiva e companheira, torna-se chata, áspera, agressiva nas respostas e pouco solícita. Isto, certamente poderá destruir uma convivência que anteriormente era saudável.
Este “micróbio” tentará se instalar, contaminar e matar a união de familiares, a amizade, um relacionamento amoroso.
Penso que tal sentimento poderá surgir quando a pessoa envolvida por um medo equivocado, acredita ser menos amada, não ter a mesma preferência de antes.
Algumas situações poderão se tornar mais crônicas quando, em meio a todas as supostas verdades, se encontra a desconfiança da honestidade de quem amamos. Trabalhando em nossa imaginação, o ciúme nos faz criar situações que não existem; deduzimos coisas que vemos apenas nos filmes da nossa mente.
Infelizmente, por essas atitudes, estará instalada em nossos relacionamentos a grande sombra da inquietação, potencializada pela insegurança que insistirá em assombrar a nossa paz de espírito.
Outras pessoas, mergulhadas em suas convicções ou tomadas pelo pavor de experimentar o suposto abandono, chegam ao limite de privar a quem se ama do direito da vida.
O amor verdadeiro traz a cumplicidade e o compromisso pela felicidade mútua.
Ainda que possamos sentir, em alguns momentos, uma pequena dose de ciúmes, é necessário aprender a lidar com as nossas inseguranças. À medida que vamos conquistando a autoconfiança, o respeito pelo espaço do outro, estaremos também cultivando a saúde dos nossos relacionamentos.
Todo aquele que se dispõe a amar e a viver um bom relacionamento, zela pelos cuidados necessários para a sadia convivência com a pessoa amada. E isso não faz do outro objeto de sua pertença. Por mais que amemos a pessoa ao nosso lado, não temos o direito de posse da sua liberdade.
Em fim "O amor é paciente, não arde em ciúme antes se alegra com a verdade.. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Mas havendo Profecias desaparecerá." I Coríntios 13

Também podem te interessar:


Te ajudou? Então, compartilha


e curte o Desabafo Virtual no Face book

Beijinhoss

Nenhum comentário:

Postar um comentário